Este blog tem como objetivo acompanhar o córrego e a barragem e suas transformações decorrentes
ao tempo


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Obras de revitalização

Obras na Barragem Santa Lúcia são retomadas

Pacote de obras para evitar alagamentos não ficará pronto até o fim de 2013.
Praticamente sem água, Barragem Santa Lúcia está irreconhecível. / Emmanuel Pinheiro | Metro BH
Com meses de atraso, foi reiniciada parte de um conjunto de obras que promete diminuir o risco de inundação na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Previsão de término, no entanto, não existe. O certo, até agora, é que o pacote de intervenções não ficará pronto para a próxima temporada de chuvas, que começa em setembro de 2013.

No mês de maio, as máquinas voltaram a fazer parte do cenário da Barragem Santa Lúcia. Por meio de nota oficial, a assessoria da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que os trabalhos foram retomados no fim do mês de abril.

A comporta da barragem foi aberta para que a área fique totalmente sem águas e as máquinas possam retirar a terra e vegetação. Em seguida, promete a Sudecap, o local, receberá espécies de peixes da bacia do rio São Francisco.

Já as intervenções na avenida Prudente de Morais para aumentar a capacidade de  escoamento da bacia do Córrego do Leitão estão suspensas. A previsão inicial era que os trabalhos, orçados em cerca de R$32 milhões, estivessem finalizados em 2012.

O projeto completo ainda da previa outras obras em vias do bairro de Lourdes, porém a segunda fase ainda nem saiu do papel.


“Depois de limpa, a barragem terá o espelho d’água restabelecido e lentamente serão introduzidas algumas espécies de peixes do rio São Francisco”. Trecho de nota da Sudecap

Nenhum comentário:

Postar um comentário