Este blog tem como objetivo acompanhar o córrego e a barragem e suas transformações decorrentes
ao tempo


terça-feira, 21 de maio de 2013

Córrego e Projetos.




 O córrego do leitão tem sua nascente localizada na região sul de Belo Horizonte, juntamente com os córregos da Serra e o Acaba mundo são os três principais cursos d'água que atravessam a área central de Belo horizonte. Atualmente, seus cursos correm em canais revestidos sob diversas ruas e avenidas.
A expansão da região cortada pelo córrego havia tido grande valorização nos seus lotes, por esse motivo a prefeitura priorizar a retificação, canalização e a regularização de ruas e abrindo novas. Naquela época haviam terrenos ainda vazios próximos a área comercial. Os terrenos ainda não habitados se deram pelo fato da rigidez em relação as construções, além da especulação imobiliária que inflacionou diversos lotes da área.




Córrego


Desde 2012 a PRefeitura de belo Horizonte, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), iniciou a obra de prevenção de risco e inundação na Bacia do Córrego Leitão, localizado na Av. Prudente de Morais, regional Oeste.

As obras de prevenção de risco de inundação na Bacia do Córrego Leitão, compreende a ampliação do sistema de macrodrenagem da Av Prudente de Morais, com execução das seguintes intervenções: implantação de caixa de captação e túnel bala na Av Prudente de Morais, com extensão de 200m; implantação de caixa de captação e túnel bala ,com extensão de 50m na rua Joaquim Murtinho; Implantação de tunnel liner com seção circular na Av Prudente de Morais, com extensão de 730m; implantação de galeria (6,00 x 4,25m) em substituição ao canal existente na rua Bárbara Heliodora, com extensão aproximada de 250m; execução de desassoreamento da barragem Santa Lúcia com a retirada de sedimentos e recuperação das margens em pontos localizados.

O valor deste empreendimento é de R$ 30.698158,19 e a previsão de término das obras é no segundo semestre de 2013.




Cerca de 127 mil pessoas serao beneficiadas com as obras. Para garantir maior capacidade de escoamento da água, será implantada uma nova galeria subterrânea no local, paralela à existente na Prudente de Morais, no trecho entre as ruas Barão de Macaúbas e Bárbara Heliodora, com caixas de captação na própria avenida e na Rua Joaquim Murtinho.


Fontes : PBH (Prefeitura de Belo Horizonte.)

Um comentário:

  1. Bom dia, muito interessante o trabalho de vocês, gostaria que, se possível vocês citassem a fonte da figura do vale do córrego do Leitão, retirada do meu artigo publicado em 2011 sobre o vale. Trabalho a memória urbana de BH no site www.curraldelrey.com e peço para citar a fonte caso utilizem textos ou imagens do site, de acordo com as leis vigentes. Obrigado!

    ResponderExcluir